Ronaldinho: quase vítima de um golpe on-line

Não tem muito haver com segurança propriamente dita, mas mostra um exemplo dos absurdos que existem hoje em dia: pedido de transações através de e-mails!
Em diversos aspectos o sistema bancário Europeu ainda tem muito o que aprender com o brasileiro, considerado por muitos, um dos melhores do mundo.

Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, o jogador Ronaldinho quase foi vítima de um golpe on-line que poderia ter lhe causado um prejuízo de 800 mil euros. Tudo porque um brasileiro de 33 anos que mora em Barcelona conseguiu acessar as contas de e-mail da mãe, da irmã e do irmão do jogador.

Explorando os e-mails, o brasileiro obteve dados importantes de uma conta bancária de Ronaldinho. Com essas informações, tratou de conseguir um "laranja" que lhe emprestasse sua conta bancária. Quando conseguiu, mandou um mensagem ao banco através do e-mail da irmã de Ronaldinho pedindo duas transferências no valor de 400 mil euros para a conta do "laranja". O banco ia efetuar as operações, mas acabou tendo que entrar em contato com a irmã do jogador por constatar saldo insuficiente.

Foi nesse contato que o banco descobriu que tudo não passava de uma tentativa de golpe. A irmã de Ronaldinho, é claro, informou que não havia feito pedido de transferência de dinheiro algum. Após isso, a polícia local começou a investigar o caso e localizou o brasileiro, cujo nome é Ewerton C.R.

Para conhecer mais detalhes da história, acesse a página http://www.lavanguardia.es/lv24h/20071027/53406126833.html (em espanhol). A pergunta que fica no ar, é: como é que um banco permite uma transação desse porte por e-mail?