Mas o que é segurança da informação?

Esse sendo o primeiro post eu vou dar uma introdução geral sobre o objetivo desse blog.

Segurança da informação é a ciência que estuda técnicas para garantir que informações importantes (geralmente na forma digital) mantenham sua confidencialidade, integridade e disponibilidade. Para isso é necessária trabalhar em várias áreas: segurança física (proteger o acesso aos computadores que possuem a informação), segurança lógica (instalação de firewalls, IDSs, Antivirus, etc), políticas de segurança (contratos, check-lists, melhores práticas), testes de penetração (verificar se a sua política de segurança é realmente segura), etc.

Essa é uma das áreas que sempre me interessaram na informática e na qual eu pretendo seguir carreira. Nesse blog eu estarei postando informações, dicas e notícias que eu irei obter durante minha eterna busca por informações e conhecimento.
Espero poder passar para vocês informações sobre notícias de vulnerabilidades, lançamentos sobre segurança, informações sobre ethical hacking e testes de penetração, bem como dicas sobre melhores práticas, que ajudem a proteger tanto ao usuário final como ao corporativo.

Bom... é isso. Agora é esperar pelo próximo post e aproveitar as informações que vão vir ;)

[]'s